Pesquisar
Capilaridade Nacional
Logo Gm RH Negativo

Fale com nossos epecialistas

Sou Jr., Pleno ou Sênior? Saiba as diferenças entre cada cargo! 

Sou Jr., Pleno ou Sênior? Saiba as diferenças entre cada cargo!

Neste artigo você saberá em qual classificação você está (Júnior, Pleno e Sênior) e como aliar isso ao seu desempenho profissional e seus objetivos para o futuro. 

Como sei em qual grau estou? 

A diferença entre os cargos é simples de compreender, mas muitos possuem dúvidas quanto a esse tema pois há diversos cargos e nomenclaturas no mercado. Para entender em qual classificação você se encaixa, basta avaliar suas experiências profissionais e seu grau instrucional. Quando sabemos qual é o nosso nível, isso nos dá um norte sobre onde estamos e aonde queremos chegar.  

Júnior 

O profissional Júnior está cursando ou é recém-formado na faculdade. Com respeito ao seu tempo de experiência profissional, normalmente eles possuem até 5 anos. Eles aprendem enquanto trabalham e possuem uma supervisão direta. 

Pleno 

Já no caso do profissional Pleno, sua experiência varia entre 5 e 8 anos na área, normalmente estão cursando ou possuem pós-graduação ou MBA. Trabalham sozinhos com pouca supervisão direta.  

Sênior 

O Sênior é um profissional com aproximadamente 8 a 10 anos de experiência na área, mais maduro, obtém cargo de enorme importância na empresa. Normalmente, já possuem uma pós-graduação ou MBA. O Sênior trabalha e ensina os demais, por isso, já pode assumir cargos de liderança de pessoas ou projetos.  

LEIA TAMBÉM: Quero liderar! Saiba quais são os primeiros passos!

Já sei minha classificação e agora? 

Saber se você é considerado um profissional júnior, pleno ou sênior em sua carreira é importante para entender o estágio em que você se encontra e para definir seus objetivos de desenvolvimento profissional. Aqui estão alguns conselhos do que fazer depois de entender seu nível:  

Defina metas claras:  

Com base no seu nível atual, defina metas específicas para o próximo estágio da sua carreira. Por exemplo, se você é júnior, suas metas podem incluir ganhar mais experiência em projetos e aprender novas habilidades. 

Desenvolva habilidades interpessoais:  

Habilidades de comunicação, trabalho em equipe, liderança e gerenciamento de projetos são importantes em qualquer estágio da carreira. Dedique tempo para aprimorá-las. 

Construa um portfólio:  

Se você é um profissional de TI, design, redação, marketing ou qualquer outra área criativa, crie um portfólio que destaque seu trabalho e realizações. Isso é especialmente importante para quem deseja progredir para níveis mais altos. 

Networking:

Amplie sua rede de contatos profissionais, participe de eventos da indústria, conferências e grupos de discussão online para conhecer pessoas que possam ajudá-lo a avançar na sua carreira. 

Seja proativo:

Tome a iniciativa de buscar oportunidades de crescimento, seja em forma de projetos desafiadores, liderança em equipes ou participação em iniciativas estratégicas da empresa. 

Compartilhe

Newsletter

Fique por dentro das principais notícia!

Quero contratar!

Preencha o formulário abaixo para para contratar um de nossos serviços.
Demanda:

***Área destinada a Empresas! Caso você seja candidato sua mensagem será descartada automaticamente.

Quero contratar!

Preencha o formulário abaixo para
contratar um de nossos serviços.

Demanda:

***Área destinada a Empresas! Caso você seja candidato sua mensagem será descartada automaticamente.