Pesquisar
Capilaridade Nacional

Semana de 4 Dias: Conheça o Projeto que Está Ganhando Espaço no Brasil! 

Semana de 4 Dias: Conheça o Projeto que Está Ganhando Espaço no Brasil!

Você já ouviu falar sobre a semana de 4 dias? Este é um projeto que vem ganhando força ao longo do tempo e está gerando discussões cada vez mais intensas nas redes sociais. Além disso, já foi adotado em alguns países e, no Brasil, várias empresas estão testando essa abordagem. 

Como Funciona Esse Projeto? 

 Internacionalmente conhecido como “our-day workweek” ou “semana laboral de quatro dias”, esse conceito envolve a redução da jornada de trabalho para 32 horas semanais. Os 4 dias de trabalho são mais simbólicos, pois existem várias maneiras de implementar esse modelo nas empresas. 

 A maioria opta por dar folga nas sextas-feiras, proporcionando aos trabalhadores um final de semana prolongado. Outras empresas oferecem uma pausa no meio da semana, geralmente às quartas-feiras. Outras ainda preferem que os colaboradores trabalhem apenas de manhã às segundas e à tarde nas sextas, reduzindo as horas de trabalho nos outros dias da semana. 

Quais Países já Adotaram Esse Modelo? 

 Embora esse modelo esteja em vigor em algumas empresas europeias, a Islândia foi pioneira ao decretar que parte de sua população teria uma jornada de trabalho de apenas 32 horas semanais. Vale ressaltar que a transição para esse modelo requer mudanças estruturais. As empresas precisam reduzir o número de reuniões e automatizar algumas tarefas para aderir a este projeto com qualidade. 

LEIA TAMBÉM: Soft Skills e Hard Skills: Potencialize as habilidades de seus colaboradores! 

A Remuneração Será Reduzida devido à Carga Horária Menor? 

Não necessariamente. Em teoria, o salário do colaborador não será reduzido, pois as atividades essenciais continuarão a ser realizadas. O que ocorrerá é uma otimização do tempo para realizar essas tarefas.  

Quais São os Benefícios? 

 Nos países e empresas que implementaram esse sistema, observou-se uma melhoria perceptível na qualidade de vida dos colaboradores e um aumento na produtividade. No entanto, os resultados podem variar de empresa para empresa, e a decisão de adotar esse programa deve ser avaliada individualmente. 

E você, concorda com a semana de 4 dias?

Compartilhe

Newsletter

Fique por dentro das principais notícia!

Quero contratar!

Preencha o formulário abaixo para para contratar um de nossos serviços.
Demanda:

***Área destinada a Empresas! Caso você seja candidato sua mensagem será descartada automaticamente.

Quero contratar!

Preencha o formulário abaixo para
contratar um de nossos serviços.

Demanda:

***Área destinada a Empresas! Caso você seja candidato sua mensagem será descartada automaticamente.